Inovação

Cidades Solares

Como em muitas outras geografias, três quartos da população em Portugal vive em áreas predominantemente urbanas. As cidades oferecem oportunidades de emprego, um ambiente criativo e cosmopolita, proximidade das escolas e do lazer, mas são também epicentros de poluição e desigualdades sociais. A energia solar pode ajudar a resolver alguns destes problemas. A radiação solar é uma fonte de energia limpa e abundante e, cada vez mais, barata.

Na última década o custo da eletricidade solar caiu 90%, tornando-se hoje a eletricidade mais barata de sempre. Com as economias de escala e a inovação tecnológica, nas próximas décadas os preços continuarão certamente a diminuir, promovendo o acesso a energia a todos.

Nos telhados de uma fábrica ou de um prédio de escritórios, numa comunidade de vizinhos ou num mercado local, a energia solar na cidade reduz o custo da geração, a necessidade de reforço das linhas de transmissão e as perdas nos cabos, oferecendo resiliência e segurança ao sistema elétrico. Mas onde vamos colocar tantos painéis fotovoltaicos? A resposta só pode ser uma: em todo o lado.

Painéis solares nos telhados 🏠

É onde recebem mais radiação porque têm menos sombreamentos e onde os impactos visuais são menos relevantes. Os telhados poderiam satisfazer quase metade das necessidades elétricas locais. Nas zonas históricas, a integração nos telhados deve ser guiada pelo bom senso, eventualmente utilizando painéis de outras cores e texturas.

Painéis solares nas fachadas dos edifícios 🏢

A densidade de energia solar nas superfícies verticais é menor (porque o ângulo de incidência é menos favorável) mas em edifícios de alguns andares o potencial solar das fachadas é superior ao dos telhados, com a vantagem extra de ajudar a ajustar o perfil de geração e de consumo. Se hoje a integração de painéis solares nas fachadas pode ser um desafio interessante para a arquitetura, o desenvolvimento futuro de tintas fotovoltaicas de longa duração irá certamente transformar todos os edifícios em fontes quase autónomas de eletricidade solar.

Painéis solares nas janelas e nas varandas 🪟

No futuro, os vidros solares combinarão geração fotovoltaica com transparência. Durante o verão as janelas escurecem, gerando eletricidade solar e reduzindo o aquecimento dos espaços interiores (para minimizar a utilização de ar condicionado!) e no inverno tornam-se mais transparentes, promovendo a iluminação interior e o aquecimento (para minimizando a utilização de luzes e aquecedores).

Painéis solares no mobiliário urbano 🚲

Na paragem do autocarro, alimentando o wifi, nas luminárias ao longo do passeio, no estacionamento das bicicletas elétricas ou no banco do jardim, os painéis solares são uma fonte local de eletricidade segura.

Painéis solares nos parques de estacionamento 🅿️

A descarbonização da mobilidade vai tornar os parques de estacionamento em pontos de carregamento de carros elétricos, preferencialmente com energia solar.

Painéis solares nos carros e transportes públicos 🚗

Os veículos elétricos também terão os seus próprios painéis solares, curvos e coloridos, para produzir parte da energia que precisam, aumentando a autonomia e reduzindo a frequência de carregamentos. Mas os carros individuais serão menos comuns, porque andar a pé e mais e melhores transportes públicos são certamente as melhores respostas aos desafios da mobilidade urbana.

Painéis solares nas roupas e dentro de casa 👔

Os tecidos fotovoltaicos, para apoio à monitorização de saúde, carregar o telemóvel ou só mudar um padrão colorido, e os sistemas fotovoltaicos de baixa potência para luz interior, são chave para um futuro imaginado em 5G, em que as nossas coisas falam entre si para nos ajudar a viver com mais saúde, segurança e conforto. E com tanta energia solar nas nossas cidades, e menos carros a circular, a cidade vai ser mais saudável e mais limpa.

Cidades menos poluídas são cidades mais saudáveis, e também mais bonitas, com céus azuis e sol brilhante. Por essa razão, como se viu em algumas cidades do mundo durante os períodos de confinamento, a redução da radiação difusa associada à poluição aumenta a geração fotovoltaica nos telhados da cidade, num círculo virtuoso, para uma cidade mais justa, mais limpa, e com mais energia.

Gostou do Artigo? Partilhe! 👊

Artigo escrito pelo especialista convidado Miguel Centeno Brito, Professor e Investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Loading