Entrevistas

Caso de sucesso: Produção de eletricidade solar na loja ALDI em Telheiras

Fique a conhecer melhor a instalação fotovoltaica da loja ALDI Portugal em Telheiras e a perspetiva do grupo sobre a energia solar na nossa cidade!

Entrevista Exclusiva [Parte 1]

Entrevista Exclusiva [Parte 2]

1. Que sistema fotovoltaico está instalado na cobertura da loja ALDI de Telheiras?

Temos um sistema solar fotovoltaico composto por 368 painéis policristalinos e com uma potência total instalada de 94 kWp. Anualmente, esta instalação consegue produzir 123 megawatts-hora (MWh). O sistema está instalado desde 2016 e, desde essa altura, tem permitido uma poupança de 36% a 40%, sensivelmente, no consumo energético desta loja. Deste modo, conseguimos autoconsumir entre 40% a 50% da energia produzida, sendo o restante injetado na rede.c

2. Os painéis fotovoltaicos estão instalados em diferentes inclinações: porque se optou por esta configuração?

Os painéis estão instalados de forma que não haja sombreamento mútuo entre eles, tendo assim 2 inclinações para aproveitar ao máximo o sol durante todo o dia. A loja está orientada a norte e esta foi a configuração considerada para usufruir da maneira mais eficiente a cobertura.

3. Com que frequência realizam a manutenção do sistema fotovoltaico?

Recebemos, todos os meses, um relatório sobre a produção de energia nas nossas lojas. É também possível vermos o que estamos a produzir hora a hora, através de um portal específico para a monitorização do sistema. A manutenção dos painéis, tanto para limpeza como para verificação, é feita 1 a 2 vezes por ano, consoante vejamos necessidade, pois são sistemas que se encontram em telhados e acumulam sujidade. Estas tarefas estão englobadas nos serviços prestados pela empresa instaladora, para que funcione em pleno!

4. Quais são as principais vantagens de poderem produzir eletricidade solar, a nível local e a nível da cidade, e de que modo esta instalação fotovoltaica tem influenciado as atividades na vossa loja de Telheiras?

Fomos uma das primeiras grandes superfícies a aderir, em 2020, à Science Based Target Initiative, à qual submetemos recentemente as nossas metas climáticas. Estas metas foram aprovadas e nelas comprometemo-nos a reduzir em 55% as nossas emissões até 2030. E para reforçar este compromisso, subscrevemos, em 2020, o Compromisso Verde de Lisboa. Os painéis fotovoltaicos, nesta e noutras lojas, são uma das várias medidas que implementámos para atingir este objetivo, dado que mais de 50% do consumo energético acontece, de facto, nas lojas – seja para iluminação, seja para refrigeração dos bens alimentares, seja para aquecimento e arrefecimento da sala de vendas.

5. Enquanto empresa de referência no setor, e que subscreve o Compromisso Verde Lisboa – Empresas & Organizações, qual a visão do ALDI sobre a energia solar?

Já estamos com cerca de 55 lojas com painéis solares fotovoltaicos instalados. Para além de representar uma redução na nossa pegada ecológica enquanto ALDI, também a nível económico é muito vantajoso porque conseguimos reduzir cerca de 50% da fatura energética todos os meses. Neste momento de escassez de matérias-primas, não estamos sujeitos a oscilações de mercado porque conseguimos ter um fornecimento de energia próprio, o que melhora a nossa relação com o cliente, uma vez que não refletimos esse aumento nos nossos preços.

6. Da vossa experiência, o que diriam a outros decisores que estão a considerar, e também aos que ainda não consideraram, a instalação de sistemas solares fotovoltaicos nas suas organizações?

Numa cidade como Lisboa, com tanta exposição solar, conseguimos obter o retorno de investimento em cerca de 3 anos. Aliado a uma vida útil dos painéis fotovoltaicos de cerca de 25 anos, revela-se muito vantajoso. É de lamentar que não haja um maior investimento, para bem próprio das pessoas e para usufruto das empresas. Diria para avançarem de imediato, porque o retorno de investimento é realmente curto e o nosso investimento no meio ambiente, e no futuro, é bastante gratificante. Existem, claro, algumas dificuldades no processo, mas são essencialmente na parte do licenciamento que demora um bocadinho mais que o desejável. No geral não é um processo que seja assim tão complexo e tão demorado, a nosso ver. Da nossa experiência, a instalação corre sempre bem, principalmente, quando arranjamos uma empresa parceira que nos ajude a acompanhar todas as etapas desde licenciamento, a colocação dos painéis e sua manutenção. Os painéis fotovoltaicos e o aproveitamento deste potencial solar faz parte da nossa estratégia e vai ter de fazer parte do plano de outras organizações e das casas dos particulares. Para JUNTOS conseguirmos implementar o Pacto Europeu Ecológico e a Estratégia “Fit for 55”, todas as entidades têm de dar o seu contributo.

Gostou do Artigo? Partilhe! 👊

Loading